top of page

Como Escrever Um Bom Artigo

Português sempre foi a minha pior matéria. Meu professor de português, o velho Sales, deve estar se revirando na cova. Ele que dizia que eu jamais seria lido por alguém.


Portanto, se você sente que nunca poderá escrever, não desanime. Eu sentia a mesma coisa na sua idade.

Eu vou detalhar alguns dos meus e espero que sejam úteis para você também.


Eu sempre escrevo tendo uma nítida imagem da pessoa para quem eu estou escrevendo.

Na maioria dos meus artigos para a Veja, por exemplo, eu normalmente imaginava alguém com 16 anos de idade ou um pai de família.

Ter uma imagem do leitor ajuda a lembrar que não dá para escrever para todos no mesmo artigo.

Você vai ter que escolher o seu público alvo de cada vez, e escrever quantos artigos forem necessários para convencer todos os grupos.


Há muitos escritores que escrevem para afagar os seus próprios egos e mostrar para o público quão inteligentes são.


Se você for jovem, você é presa fácil para este estilo, porque todo jovem quer se incluir na sociedade.

Mas não o faça pela erudição, que é sempre conhecimento de segunda mão.


Mas, tendo uma nítida imagem para quem você está escrevendo, ajuda a manter o bom senso e a humildade.

Querer se exibir nem fica bem.


Portanto, o objetivo de um artigo é convencer alguém de uma nova ideia, não convencer alguém da sua inteligência.

Copiado de: Kanitz


bottom of page